quinta-feira, março 29

Fanta Uva é uma explosão de sabor

Voltava eu de uma das lojinhas de produtos brasileiros em Paris, feliz e contente, com iguarias para feijoada e quitutes diversos, incluindo uma lata de Fanta Uva para a Carol, quando de repente apareceu uma historia para contar. Depois de transportar duas sacolas semi pesadas pelo Metrô de Paris, consegui um lugar sentado no ônibus - para a minha sorte bem espaçoso e sem me preocupar com o lugar para a bagagem. Me acomodei perto da janela, com o solzinho de primavera esquentando os ossos e as sacolas no chão, para descansar os dedos.
Mas como nada é perfeito, no primeiro semaforo, o ônibus deu uma brecada mais forte do que o normal e uma das sacolas foi projetada para a frente, mesmo em direção ao ferro do banco posterior ao meu. O embate foi mortal para a latinha de Fanta que foi perfurada em um ponto vital sem direito à air-bag. Resultado: Fanta Uva começa a escorrer pela sacola - branca - que, por sinal, era feita de um material reciclavel que pode ser otimo para o meio ambiente mas foi pessimo para conter o vazamento.
Alguns segundos depois do choque, ja via os fios de Fanta Uva escorrendo pelo piso do ônibus e eu pouco podia fazer, ja que nao tinha sacola reserva e era impossivel retirar a lata la de dentro sem piorar ainda mais a situação. Por isso resolvi não mexer no acidentado para não aumentar as lesões e torcer para que o liquido se acomodasse na lata.
E la estava eu, dentro do ônibus, sob o sol da primavera, com uma sacola vazando e TODOS que entravam olhavam pra mim como se eu não soubesse do vazamento, mesmo que eu às vezes mexesse na sacola tentando controlar a situação.
Eu não sei de todo mundo, mas poucos franceses conhecem Fanta Uva, então acho que o mais provavel era acharem que eu estava transportando um pedaço de carne de vaca recém abatida dentro do saco. So assim consigo explicar a cara de "você tem a braguilha aberta" que todos faziam para mim. Minha vontade era escrever na testa "eu sei que minha sacola esta furada e sai um liquido roxo de la de dentro mas nao posso fazer mais nada agora", no entanto achei a frase muito comprida e além disso não tinha caneta.
Depois de dez minutos de viagem, muitas curvas pra esquerda e pra direita, acelerações e freadas, o liquido ja estava por toda a parte e o piso do ônibus parecia um mapa de afluentes do rio Amazonas.
Até que, quase no final da minha viagem, um estudante francês me chamou a atenção com muita educação para o que eu ja sabia. Eu expliquei que ja tinha notado o incidente e que aquilo era suco de uva. Acho que ele estranhou a minha tranquilidade, talvez pensasse que eu iria jogar o saco pela janela e dizer: "que nojo!"
Fim da viagem! Mais cinco minutos procurando um saco de lixo e desovar o presunto, ou melhor, a Fanta Uva. Dessa forma, caros leitores, colaborei, sem querer, para disseminar um pouquinho de Brasil ya ya pelas terras gaulesas.

powered by performancing firefox

terça-feira, março 27

Visual DNA

Marcadores:

segunda-feira, março 26

Big Mano Brasil

Preparem o seu coração para as coisas que eu vou contar.. Esse começo pseudo-musical serviu para preparar o espirito dos meus leitores para a seguinte revelação: eu assisto Big Brother Brasil. Pronto, daqui eu até ja consigo ver os leitores das ultimas filas levantando dos seus lugares para ir embora. Ok, eu entendo mas prossigo do mesmo jeito. Mesmo porque so porque eu coloquei "Big Brother Brasil" nesse post, muitos aparecerão por aqui procurando as aventuras da Iris, Siri ou qualquer outro anagrama que possa existir.
Mas não vou analisar sociologicamente o programa porque ja tem muita gente ganhando dinheiro às custas disso, porque eu não tenho paciência e acho que ja são dois bons motivos. Nem vou falar da futura moda entre as mulheres de usar um repolho na cabeça nem de ficar desfilando com os pelos do suvaco à mostra, que parece que também esta bem "in" no mundo televisivo.
Por outro lado vou falar das regras desse tipo de programa. Vocês não acham que poderiamos ter lideres, anjos, vetos e eliminados no nosso dia-a-dia?
Ja imagino as senhoras de idade, na sala, aos gritos, pedindo a eliminação de José Sarney, desde, obviamente, que o lider da semana tivesse tido a coragem de o colocar no paredão, né? Tudo seria mais facil e simples. Os paredões (não confundam com o sentido literal) seriam semanais e os votos por telefone e por sms. Até da pra votar da praia no fim de semana prologangado se sem precisar justificar o voto. Que maravilha..

- Da o anjo pra ele não seu bobo! Ele so ta querendo se aproximar de você por interesse!
- O que foi vovo?
- Esse burro do Lula, deu o anjo praquele crapula corrupto do PMDB e todo mundo viu que ele so quer chupar o sangue do PT e depois vai correr da briga!
- E agora?
- Ah, agora o Suplicy apareceu na piscina e ta conversando com eles. A sorte é que ele tem direito de veto e pode anular essa pouca-vergonha!
- Mas e o paredão como vai ficar?
- Não sei.. O Lula tinha dito que salvaria os amigos dele mas isso foi numa festa da casa, que rolou uma bebedeira daquelas, então nem sei quem ele vai nomear!
- E você..
- Shiiiiiiuuuu! Deixa eu prestar atenção na prova do lider! Ih, la vem aquela desavergonhada da Heloisa Helena desfilando de biquini vindo do hidrospa.. Buuuuuu!!


powered by performancing firefox

quarta-feira, março 21

Vida

Força de vida
que força o mundo
a ser vivo
e a ser mundo

Traga o tempo
a meu favor
e faça-me o favor
de ter tempo pra mim

Crie sonhos,
derrube muros
Faça-se a luz!

Ilumine a noite,
traga o sol
E force a vida
a ser plena pra mim.

powered by performancing firefox

sexta-feira, março 16

Prosaico 2 aninhos!

O Prosaico faz 2 anos de idade, no mesmo mês que o Drops da Fal faz cinco aninhos. Que honra! Dois anos nesse espaço com doses nem sempre tão diarias quanto eu gostaria mas nunca desistindo. Para comemorar resolvi dar uma mudada no visual e aos poucos vou alterando coisas aqui e ali, como a criação de um album de fotos no Flickr, que esta dando os primeiros passos e pode ser encontrado na barra lateral do blog. Agradeço a preferência de leitura, os links, os comentarios de todos. Servimos (mais ou menos) bem para servir sempre!


powered by performancing firefox

segunda-feira, março 12

They're trouble...

Marcadores: , ,

sexta-feira, março 9

Wii are the world

Ouvi dizer que diversas pessoas estão tendo problemas com o novo videogame da Nintendo, o Wii. Ao que parece, a sucessora do GameCube, lançada no final do ano passado tem causado algumas "vitimas" durante a diversão.

E ao contrario do que se possa pensar, o culpado não é o sedentarismo nem o excesso de horas passadas na frente da televisão. Dessa vez o problema é o proprio controle do videogame - aquilo que ja foi chamado de joystick - o Wii Remote. O mecanismo funciona através de um sistema revolucionario que capta os movimentos do jogador e transfere para o jogo, dando uma sensação mais realista de jogo, principalmente os esportivos, os de espada e tiro.

Apesar de nunca ter jogado, pelo que vi das demonstrações, o jogador é bem ativo, se movimentando energicamente pela sala e dai é que vem o problema. O resultado de toda essa "energia" são lustres e janelas quebradas, olhos roxos e algum prejuizo. Pelo que ja foi apurado, o fio que prende o controle ao pulso não é ou não era - porque a Nintendo ja fez reparações - muito forte, a ponto do Wii Remote literalmente voar pela casa, depois de gestos mais bruscos durante o jogo.





A cantiga de que um jogo de tênis não é violento foi por agua abaixo para a moça na foto ai embaixo. Ela foi acertada por um forehand do seu namorado que praticava o esporte tranquilamente (ou não) na sala da sua casa.





Nessas horas tenho uma certa saudade do bom e velho joystick do Atari 2600 em que a unica consequência era a mão esfolada por jogar Decathlon em competição durante o meu aniversario. Nessa época não faltava movimento e animação, mesmo com a limitação do fio. Hoje em dia, os fabricantes do Wii tentam trazer (mais) algum exercicio ao ato de jogar videogame, colocando pesos nos braços do jogador durante a diversão.

Para saber mais, visitem o site Wii Have a Problem, onde outros casos são explicados e demonstrados. O criador, inclusive, convida a todos que ja tiveram problemas com a Wii e outros games que tirem enviem fotos das ocorrências.













powered by performancing firefox

quinta-feira, março 8

Ao vivo da marginal

- Temos um ouvinte ao vivo para nos dizer a situação do trânsito na marginal, bom dia! O que o senhor pode nos dizer?

Tá uma merda!

- ... compreendo, o senhor quer dizer que há congestionamentos?

- Não, quero dizer que tá tudo uma merda!

(silêncio)

- Alô?

- Estamos ouvindo, pode falar.. - sentia-se uma certa exitação na voz do locutor.

- Ah, eu quero dizer que isso tudo tá uma merda, viu? Os engarrafamentos, a chuva, a visita do Bush, a marginal Pinheiros, o Kassab e o buraco dele. Não me entenda mal hein?

(ligeira risada nervosa) - Com certeza, mas o senhor ligou para falar do trânsito, não é mesmo?

- Liguei foi pra desabafar! Estava ouvindo as noticias aqui no carro e pensei: "Vou mandar todo mundo à merda". Mas estou sozinho, sabe? E xingar os outros motoristas já não tem mais graça aqui em São Paulo. Ai resolvi ligar pra vocês..

- Entendo..

- Quando acordei até tive um insight filosófico e pensei na influência da ética kantiana na modernidade mas tomei um café e graças a Deus passou. Agora só quero que todo mundo va à merda mesmo.

- Mas e o trânsito?

- Vai bem, obrigado..eu é que tô na merda.

- Bem, agradecemos as suas informações e vamos para outro ouvinte que pode trazer noticias sobre a repercussão da visita de George W. Bush no trânsito de São Paulo. Bom dia, ouvinte!

- Bom dia!

- A sua informação, por favor..

- Ah, é pra dizer que tá tudo uma maravilha..

- Onde o senhor se encontra?

- Estou no planeta Terra, saca? Vivendo em harmonia com os meus semelhantes..em paz.

- Mas qual é a situação do trânsito no trevo da Raposo Tavares?

- Não gosto so de trevos, gosto de margaridas, flores silvestres, e toda a natureza como um todo. Não me prendo em questões materiais..

- O senhor circula bem?

- Tô parado, na verdade.. O mundo roda e eu não preciso me movimentar,ta ligado? Quero que todos os ouvintes sintam essa energia, saca? Os engarrafamentos são apenas a materialização da estagnação mental do ser humano. Eu quero muito que os ouvintes sintam isso.. Você também não quer?

- (silêncio)

- Alo?

- Eu quero é mandar uma mensagem para o ouvinte anterior, para o trânsito, para os engarrafamentos, para a marginal, para o trevo da Raposo Tavares, para o Bush, para o Kassab, para o Kant, para a finitude humana, para o planeta Terra, para as flores silvestres, para todo o pessoal aqui da rádio e principalmente para o senhor: vá à merda!





powered by performancing firefox

terça-feira, março 6

Encontros

Conto enviado para o concurso da Revista Piaui.



- Eu juro que foi exatamente assim que aconteceu!

- Não acredito, Tobias..

- Esse homem esquisito veio e começou a falar comigo sem nenhuma pergunta nem apresentação..

- Certo, e eu sou a coelhinha da Páscoa..

- Por favor, Alice, gostaria que você me levasse a sério pelo menos uma vez.

- Ok, ok.. pode contar o que aconteceu..

Tobias abria e fechava a boca como se não estivesse satisfeito com a permissão da esposa. Ia começar a relatar o que presenciou, no entanto resolveu deixar um aviso.

- ..mas Alice, eu já disse que não sou mitômano!

Eu sei, você vive dizendo isso.. - ela se movimentava em círculos e isso o deixava sempre nervoso.

- Estava junto com o pessoal, o Torpedo e o Quatro-Olhos e esse homem apareceu falando numa linguagem complicada, dizendo que tinha elogios a nos fazer. Ficamos logo interessados, principalmente o Quatro-Olhos, você sabe como ele tem a auto-estima baixa, sempre desconfiado..

- Esses seus amigos precisam de um psicólogo.

Ele preferiu ignorar a crítica.

- O cara disse que nós somos os maiores e os melhores e ainda que somos bons ouvintes.

- Papo de bêbado, portanto..

- Ele não estava bêbado, Alice, mas parecia embriagado pelas palavras. Disse que não nos dobramos às ordens e elogiou a nossa independência. Estávamos fascinados com aquilo, nunca tinha acontecido comigo. O Torpedo até cochichou com o Quatro-Olhos e eu fiquei com receio que ele mudasse de ideia sobre a nossa capacidade de ouvir. Foi nessa hora que o homem lembrou que também queria fazer algumas críticas.

- Estava demorando..

- Disse que somos muito sonhadores e que às vezes até parece que queremos ter asas. E que devemos nos contentar com o que temos. E não ficou por aí. Garantiu que temos traidores no grupo..

- E você?

- Eu nada, mas o Torpedo ficou pê da vida. Quis tirar satisfações com o cara mas ele se despediu e virou as costas.

- E ficou nisso? Vocês não quiseram saber quem era? - Alice, apesar de não acreditar, ficou interessada na coragem do estranho indivíduo.

- Perguntamos, ele só disse que era religioso e que se chamava Antônio qualquer coisa.

- Estranho..Um peixe tem que aguentar cada coisa..





powered by performancing firefox

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites