« Home | Prosaico Podcast - FCC Song » | O Nome da Cousa » | Uma musiquinha pra relaxar » | Xô Sarney! » | Sem título » | A consulta » | Chutes na árvore » | Amenidades » | 403 Forbidden » | Dilbert »

O pior do orkut

O orkut é um fenômeno social, eu sei. Sei também que deu um chute na porta do mundo virtual e invadiu a vida real das pessoas. Mas às vezes acontece o caminho inverso e o resultado está longe de ser digno. O desastre do vôo 1907 da Gol, por si só já é triste o suficiente para que algo mais seja dito sobre o assunto, mas como o orkut, felizmente ou infelizmente, faz parte desse mundo, era impossível o site não ser afetado pela onda de comoção do acidente aéreo.
Sou testemunha de que o orkut é uma ótima maneira de trocar ideias com pessoas com o mesmo interesse, quer seja sobre uma hérnia de disco, quer sobre Lost, quer seja sobre receitas da culinária mineira. Também é uma forma de auto-afirmação, nas comunidades "eu odeio isso" ou "eu amo aquilo", por exemplo. Mas transformar o orkut numa enorme sala de pêsames virtual é algo que não cabe na minha compreensão. No final do sábado, as comunidades sobre o vôo 1907 multiplicavam-se na mesma velocidade que os perfis das vítimas eram publicitados em todas as mesmas comunidades. O resultado é o óbvio: avalanches de recados de pêsames nos respectivos perfis, de centenas de pessoas, na sua maioria desconhecidos, que resolvem deixar o seu respeito e pesar pela morte do "companheiro virtual", tendo como consequência uma exposição descenessária e, na minha opinião, uma forma de desrespeito - isso sim - pela memória de quem se foi.
E de nada adiantavam as tentativas dos familiares - nos mesmos perfis - de deixarem recados pedindo para que os scraps fossem suspensos e que respeitassem a dor da família. As mensagens continuavam, minuto a minuto, algumas com perguntas estúpidas e observações descabidas, como "Você estava no avião?" ou "Fico esperando sua resposta", num sinal de que o ser humano tem cada vez menos noção dos limites do bom senso.
Situações como essa geram outro tipo de consequência alarmante, e de certa forma, esperada: o engano e o erro. Durante o fim de semana pessoas receberam scraps de pêsames estando vivíssimas, simplesmente porque algum ser iluminado colocou o perfil da dita pessoa numa comunidade em homenagem às vítimas, obrigando o falso morto a desmentir a morte e agradecer - meio sem jeito - a preocupação dos ilustres desconhecidos com o seu bem estar físico. Em outro caso, homônimos dos falecidos no acidente foram confundidos e logo dados como mortos por essa corja de urubus, pronta a clicar em "search" para buscar mais um morto-vivo virtual. Nesse último caso, quando a pessoa desmentia a morte, justificando se tratar de um primo, a resposta era: "Ah, que bom que não era você", pouco importando que era um familiar do enganado.
Muitas análises já foram feitas sobre a sociologia do orkut, até pode ser matéria de muitos livros no futuro. Eu, hoje, prefiro falar sobre o que de mais nojento ocorre na rede, revelando, sob uma falsa camada de preocupação e pudor, o que de mais frio e desumano existe em cada um de nós. Termino citando o Inagaki, que há tempos atrás escreveu: "Deixei meu nome de usuário no Orkut e senha sob os cuidados de minha melhor amiga, com instruções expressas para que ela apague meu perfil no dia em que eu morrer, bater as botas, esticar as canelas, subir no telhado, bater a caçuleta, assistir à jam session de Jimi Hendrix com Janis Joplin, John Bonham e Cazuza ao lado de Louis Cypher".

Marcadores: ,

isso me lembra algo similar que aconteceu na eca-usp, quando um aluno foi morto por outro, crime passional. lotaram o perfil de ambos, o assassinado ganhando pêsames e o assassino milhares (se não milhões) de mensagens de ameaça, ou mensagens zombeteiras.

isso um dia depois do ocorrido. acho uma extrema falta de respeito. não sei bem o que na rede intensifica esses fenômenos, talvez uma falsa proximidade - estamos no mesmo site, somos todos amigos, não há barreiras nem limites...

Parece aquele povo que para pra olhar acidentes na estrada, so que com o Orkut o cara pode descobrir quem é o acidentado e até falar com ele. Concordo com o Guilherme, na melhor das hipoteses é uma falta de respeito, na pior, é alguma coisa ainda mais sordida.

Eu fiz a mesma coisa. Minha senha está em boas mãos... Beijos!!!

O orkut um pouco se tornou uma representação da sociedade, mas de uma forma ruim, pois as coisas boas são em menor quantidade do que as bobagens. É uma pena ver que tantas pessoas gastam seu precioso tempo com isso ao invés de estarem por aí vivendo e convivendo e entendo que a vida é algo mesmo muito frágil.

Guilherme,
Lembro desse caso da USP.. Essa "falsa proximidade" é que deveria ser estudada por quem gosta de analisar os fenomenos sociais. Falta de respeito resume tudo..

Milady Carol,
Falar com ele acho a pior parte, se é que existe um "pior" nisso tudo.. É nojento..

Re,
Nao se esqueça o segredo do cofre ;-)

Bia,
É..é a verdadeira "liçao", se é que existe uma única lição. Ou entao os desocupados podiam gastar o tempo livre visitando o site dos candidatos a cargos públicos e sendo melhores cidadãos na hora do voto..rs

Olá pessoas!

É o tipo do comportamento fingido, falsa solidariedade. Se fosse distribuída qualquer TAREFA para os circunstantes, inclusive dar declarações como testemunha, não ficava um! Pena...

Nina,
Parabens!hehehe..As vezes tem muito mais coisas ruins do que boas por la..

Dalva,
Concordo totalmente!"Ah, eu to ocupado nesse dia", ou "nao vi nada não"..

já faz algum tempo que o orkut se transformou pra mim numa ótima maneira de lembrar de aniversários. só. acho tudo muito bizarro pro meu gosto. também acho que não apago o perfil porque gosto de ser encontrada pelos amigos de longe, mas definitivamente minha relação com o site acaba aí. isso tudo que você falou é verdade e eu acho seríssimo. bjs

Cris,
E ainda pro cima o orkut agora, pra fazer media, coloca endereços de duas comunidades sobre o voo1907 na entrada da pagina.. =/

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites