« Home | Amenidades » | 403 Forbidden » | Dilbert » | O espelho da Blogosfera » | Que lindja! » | Silly Job Interview - Monty PythonApesar do Silly ... » | Desmentido » | Utilidade pública » | Pânico demais não cheira bem » | Meu sol »

Chutes na árvore

Fico sempre intrigado com a quantidade de pessoas que gostam de balançar a árvore para ver quantas frutas caem. Nos últimos dias, li alguns textos sobre o show de Chico Buarque, mas destaco este, do Xico Sá, no No Mínimo. Poderia discorrer sobre a paixão feminina pelo Chico nas suas mais variadas vertentes e que o outro Francisco, o Xico, tão bem relatou no seu texto. Mas o "melhor" da coluna em questão são os comentários, onde centenas de fãs, não-fãs, alinhados e desalinhados atacam e defendem o cantor e compositor de acordo com a sua conhecida posição política.
Recentemente, o ator Paulo Betti foi fortemente criticado pelas declarações que deu à saída de uma reunião com Lula na casa do ministro Gilberto Gil, no Rio de Janeiro. Betti desmentiu e reafirmou que as frases foram colocadas fora do contexto, como o blog de Jorge Bastos Moreno explica. Aliás, no mesmo blog, o jornalista fala sobre o caso do ator José de Abreu, que recebeu ameaças de morte pelo seu apoio ao governo Lula e foi "xingado" de nordestino em um dos mails que recebeu.
Em outro caso, o jornalista Reinaldo Azevedo critica o escritor Luís Fernando Veríssimo, pela forma como o autor gaúcho defende o governo ou como Veríssimo justifica certas atitudes de Lula que considera positivas. O título do post de Reinaldo Azevedo é "Veríssimo, uma besta!"
Não quero cair na defesa de políticos, uma vez que não é isso que este texto pretende, mas fico transtornado com a generalização burra - parafraseando Nelson Rodrigues de forma redundante - que certas pessoas fazem para atacar qualquer força de pensamento que não seja do seu agrado.
Posso não concordar com Paulo Betti(independente do mal entendido ocorrido nas suas declarações), mas o ator não deixa de ser o profissional reconhecido e consagrado. Assim como posso concordar com as suas afirmações e achá-lo um péssimo ator. Posso condenar certas afirmações de Chico Buarque, posso gostar mais ou menos do seu mais recente trabalho, mas ele não deixa de ser Chico Buarque. Posso discordar do pensamento político de Veríssimo, mas nunca diria que com o tempo "ele só piora", como faz Reinaldo Azevedo.
Há sempre um certo tom de desdém pela presença de Chico e Veríssimo nas ruas de Paris, como se isso significasse uma ausência da realidade brasileira ou uma falta de proximidade crítica para falar sobre o que quer que seja. Não concordo com o argumento. Gilberto Freyre, um dos maiores sociólogos e antropólogos da História do Brasil viajou pelo mundo todo ao longo da sua vida e a sua Casa Grande e Senzala continua a ser uma visão mais do que privilegiada do Brasil.
De repente, o país que tinha Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo, José de Abreu e Paulo Betti, passou a ter um "fidelista que não faz mais sucesso", um "socialista que vive em Paris", um "nordestino safado" e um "ator de meia tigela".
Independente dos governos, um país tem artistas - que têm, sim, suas posições políticas e o direito de explicitá-las. Cada fã não é obrigado a apoiar o seu ídolo. Conheço muitos fãs de U2 que não estão nem aí para as dívidas dos países africanos e conheço muita gente que apóia o combate à fome na África que não ouve U2.
O linchamento artístico só serve para empobrecer um bem que o Brasil tem de sobra, a cultura. Opiniões são bem-vindas, de todos os quadrantes. No entanto, o "bota abaixo" é uma técnica usada pelos políticos, que visa apenas derrubar por derrubar, sem se preocupar com as qualidades e pontos positivos da outra parte. Apenas para ver quantas frutas caem - e às vezes, caem as boas também.

Marcadores: , , , ,

olá, celinho. vi os seus comentários lá no idelber e achei seu blog muito bom. quanto ao post, bem, eu não sou uma especialista em política, mas o que vejo é a total falta de coerência e respeito dos meios de comunicação em pessoas as pessoas envolvidas. quer dizer que só é aceitável um tipo de opinião? e depois eles vêm dizer que os ditadores e censores estão no PT. e fazem suas críticas de maneira tão chula, tão rasteira que não dá nem pra ler sem sentir o estômago embrulhado. bom, acho que tudo isso que eu disse é lugar comum, a mim me parecem óbvias. o problema é a falta de bom senso que impera hoje no país e essa terrível manipulação da mídia. []s

Concordo plenamente com a Cris... discordar o Chico, do José de Abreu, do FHC,ou da sua sogra, ótimo, é direito seu. E também é direito seu expressar o seu ponto de vista. Agora xingar a pessoa de quem você discorda não é direito de ninguém e demonstra falta de coerência (ué, não é direito de todos ter opinião?) e falta de argumentos. Isso tudo me deixa muito triste. Enfim, 1o de outubro tá chegando, let's get it over with. Beijos :-)

legal este texto!

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites