quarta-feira, julho 27

Quem não se lembra?

[Reading what McClane wrote on the dead terrorist's shirt]
Hans Gruber: "Now I have a machine gun. Ho ho ho."

segunda-feira, julho 25

Sábio Angeli

sexta-feira, julho 22

A foz da minha alegria

Enquanto as máquinas destruiam 40 anos de lembranças, as lágrimas seguiam o seu curso pelas rugas do rosto moreno. As crianças já não brincam no pequeno quintal, os gatos fogem da agitação como podem e as flores tentam enfeitar os entulhos de uma vida. Dona Sebastiana não tem muita coisa. Dois filhos, três netos pequenos, alguns móveis e o Nemésio, um papagaio que a acompanha há 9 anos. As suas lágrimas, sinceras, são de saudade por um tempo que já não existe, quando a vila era apenas um amontoado de casas familiares e dignas. Em quarenta anos, muita coisa acontece. Dona Sebastiana já não tem a força e o vigor de outros tempos e as casas já extinguiram a sua exuberância. Ao ritmo dos golpes da escavadeira, o choro se transformava em soluço e as memórias em pedra e pó.
Apesar dos tapinhas nas costas e abraços gélidos dos amigos, que lhe relembravam a nova vida no novo apartamento com novas cortinas e novas lembranças, dona Sebastiana não queria novidades. Há muito tempo que convivia com o seu passado bem melhor do que com os planos de um futuro que não desejava.
Ao seu lado, um antigo morador parecia querer enterrar as lembranças e se certificar de que não sobraria uma parede de pé. As perspectivas diferentes alinhadas do outro lado da rua, com os olhos molhados por emoções opostas lembravam que a convivência naquela vila nunca fora pacífica. Brigas, tiros e discussões marcaram os quarenta anos do local. Mas ao mesmo tempo, muitos churrascos, nascimentos e casamentos ajudaram a apoiar e segurar as paredes dos barracos com doses cavalares de humanidade.
Agora, só existe a solidão cinzenta do entulho. Quarenta anos de alegrias e tristezas reduzidas a nada em poucos minutos. Uma nuvem de pó secou as lágrimas de dona Sebastiana mas ao mesmo tempo petrificou a sua presença do outro lado da rua. Quando tudo acabasse, o seu coração de pedra continuaria ali, com as flores, com os gatos e com as crianças.

terça-feira, julho 19

Raiz quadrada de você

No breu dos meus sentimentos,
pessoas desaparecem
lembranças se multiplicam.
E no meio da noite
meu coração soma você

De manhã você aparece
Olhar perdido e brilhante
Sorriso tímido, iluminado
tão seus quanto eu

Reconheço esse amor,
esse olhar e esse sorriso
de manhã, no meio da noite,
no breu dos meus sentimentos
Meu coração soma você.

domingo, julho 17

Walk Away, by Ben Harper

Poderia postar aqui qualquer letra dele, mas por mero acaso, resolvi colocar essa hoje. Recomendo a quem ainda não conhece, que ouça o Live From Mars, que é ao vivo e duplo, por isso com muitas músicas para conhecer o estilo do cara. Outra hora falo sobre ele aqui. Aliás, para perceber a intensidade da letra, sugiro que ouçam pelo menos essa música.

Oh no
here comes that sun again.
And (that) means another day
without you my friend.
And it hurts me to look
into the mirror at myself.
And it hurts even more
to have to be with somebody else.

And it's so hard to do
and so easy to say.
But sometimes
sometimes,
you just have to walk away
walk away.

With so many people
to love in my life,
why do I worry about one?
But you put the happy in my ness,
you put the good times into my fun.
And it's so hard to do
and so easy to say.
But sometimes
sometimes, you just have to walk away
walk away and head for the door.

We've tried the goodbye so many days.
We walk in the same direction
so that we could never stray.
They say if you love somebody
than you have got to set them free,
but I would rather be locked to you
than live in this pain and misery.

They say
time will make all this go away,
but it's time that has taken my tomorrows
and turned them into yesterdays.
And once again that rising sun is droppin' on down
And once again, you my friend,
are nowhere to be found.

And it's so hard to do
and so easy to say.
But sometimes, sometimes
you just have to walk away,
walk away and head for the door.
You just walk away - walk away - walk away.
You just walk away, walk on, turn and head for the door.

sábado, julho 16

Viva o Chaves!

Dona Florinda: Tesouro, por favor... lembre-se de que estamos num hotel de categoria. Não na casa do Seu Madruga.
Seu Madruga: Que que foi, que que foi, que que há? Digo... por que motivo comparar um hotel tão luxuoso como este com a minha pobre e humilde casinha? Seria o mesmo que compararmos a Maitê Proença com a senhora.
Dona Florinda: O quê??? O que a Maitê Proença tem que eu não tenho??
Prof. Girafales: Eu lhe digo... eu lhe digo...!
Dona Florinda: O senhor...?
Prof. Girafales: Sim... Maitê Proença tem publicidade! Só isso! Pois, veja bem: tire da Maitê Proença a cara e o corpo bonito que ela tem... o que sobra?
Chiquinha: A Bruxa do 71!

quinta-feira, julho 14

Desce!

Quero deixar uma coisa bem clara: eu não tenho nada contra os ascensoristas. Mas sinceramente nunca entendi a função objetiva daqueles profissionais. Entramos em um elevador e lá está o senhor engravatado que tem o dom e o conhecimento de apertar aqueles botões complicados com números. E, graças a eles, não precisamos gastar a massa cinzenta do nosso cérebro tentando perceber como funciona um elevador. Imagine que ele até diz: "Sobe!" ou "Desce!", para não precisarmos pensar nisso e nem olharmos para aquelas setas que - misteriosamente - indicam para cima ou para baixo. Graças a Deus que existem os ascensoristas!
Infelizmente, os ascensoristas não existem em todos os locais onde existem elevadores. Por causa disso, temos que quebrar a cabeça nos prédios residenciais e não resta outra alternativa senão tentarmos usar a engenhoca sozinhos. Em alguns livros científicos, há casos relatados de pessoas que, pasmem, por má utilização do elevador, foram parar no 3º andar ao invés do 2º! Vejam vocês! É realmente um absurdo..
Além disso, os ascensoristas ocupam o lugar de uma pessoa. É quase como nos automóveis, em que temos 5 lugares, mas sem contar o motorista, que geralmente é obrigatório. Ou seja, temos um carro de 5 lugares que na verdade só cabem 4 pessoas. Um verdadeiro desperdício de espaço.
Relembro aqui também um ditado popular que compromete o trabalho dos ascensoristas a tempo inteiro. "Pra baixo todos os santos ajudam". A frase explica o porquê dos profissionais se chamarem apenas ascensoristas e não "descensoristas". A teoria é a seguinte: Os ascensoristas apenas ajudam na subida do elevador, sendo substituídos (no topo do edifício) por santos que fazem a descida do aparelho. Nesse caso, não há especificidade de funções, uma vez que TODOS os santos participam da operação.
Por isso não se esqueçam: cada vez que entrarem num elevador, peçam a bênção ao senhor dos botões numerados. Pelo menos quando estiverem descendo.

quarta-feira, julho 13

Ser

Ser alguém ou ser de alguém?
Não sei mais distinguir
o parecer do pertencer,
o existir do assistir

O ter algo ou ter alguém
passa a ser o desejado
mesmo sem saber por que

Mas se sou, e tenho algo nessa vida,
sou é fraco e tenho medo de existir.

segunda-feira, julho 11

Trabalhar não é fácil

sexta-feira, julho 8

O Seu Samba

Abram alas que Seu Jorge quer passar. Cantor, ator e compositor, ele já fez um pouco de tudo, experimentou um pouco de tudo, antes e depois da vida artística tomar conta do seu mundo. Foi borracheiro, relojoeiro e marceneiro enquanto a música passava ao seu lado pelas mãos do seu pai. O samba estava ao alcance das mãos. Mas era ainda inatingível para o adolescente da Baixada Fluminense. Depois de ter perdido um irmão numa chacina, Seu Jorge deixou a vida cair aos seus pés. Vícios e virtudes estiveram na balança, com a vitória da segunda depois que formou em 1997 a Farofa Carioca. O resto todos conhecem. Samba Esporte Fino, Cidade de Deus, Life Acquatic with Steve Zissou, e agora, Cru.
O álbum abre com "Tive Razão", em que o próprio Seu Jorge assume falar de amor, mais concretamente de uma relação terminada. A música está no ar. Segue a "Mania de Peitão" Seu Jorge lembra os tempos da naturalidade da Amélia e a cuíca pede respeito. "Chatterton" sussura suicidas e loucos com um olho em Serge Gainsbourg. "Fiore de la città" é mais um empréstimo da língua italiana, mas dessa vez o original é de Robertinho Brant, filho de Fernando Brant. Em "Bem Querer", Seu Jorge mistura o samba com batidas diferentes, mas a base está lá. A seguir, mais um empréstimo, ou uma troca, dependendo do ponto de vista: "Don't" devolve a negritude a Elvis, ou traz o rock n' roll ao samba de Seu Jorge.
A minha música preferida é São Gonça que, com uma simplicidade surpreendente, grita, se desculpa e explica. Merece ser ouvida bem alta. "Bola de Meia" volta a conversar, e Seu Jorge aparece grave, sincero, e ainda mais explicativo: "Se realmente quer ficar comigo/não faz bola de meia com meu coração".
"Una mujer" é mais uma autoria de Robertinho Brant que Seu Jorge faz questão de homenagear as mulheres da sua vida, principalmente as suas duas filhas. Para terminar e como não poderia deixar de ser, Seu Jorge vem acompanhado de pandeiro e cuíca para explicar que a favela é um problema social. E ele sabe do que fala. "Não entendo de política, mas entendo de igualdade social, porque só sofri desigualdade. Todo o trabalho que um dia eu poderia ter feito para alguém, fiz em mim mesmo para eu não virar um problema social", sublinhou.
Com voz de mestre, humildade de aprendiz e talento de príncipe, Seu Jorge quer tentar de tudo, mas não quer ser congelado como promessa. O samba já trouxe muitas alegrias para o Brasil e Seu Jorge não quer ser exceção. Desde que o samba é samba é assim.

Texto escrito a partir de entrevista publicada no caderno Y, 01/07/05

quinta-feira, julho 7

ATENÇÃO

Breve neste local:

TEXTO


Aguardem. Imperdível.

terça-feira, julho 5

Espera

Coloquei mais um prato na mesa. Pode ser que você chegue ainda antes do jantar. A sopa demora para esfriar e eu sou um cara paciente. Na parede, o quadro tem as mesmas frutas estáticas da natureza morta. Dentro de mim, você sobrevive e eu tento fingir que estou em paz. Lá fora o vento bate na porta e eu fico constantemente pensando que é você chegando sem hora para ir. Minha esperança teve dia pra chegar mas nao pretendo que ela vá embora. Quero acordar sem lembrar que já vivi sem você e que esperei em vão pelo seu regresso. Vou entrar. Hoje sento no lugar que era seu para me sentir menos só e me lembrar como era quando você me olhava dali.

segunda-feira, julho 4

Variações sobre o mesmo tema

Estou além - Antonio Variações

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
Pra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão

Vou continuar a procurar a quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só

Quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
Pra outro lugar

Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou

sexta-feira, julho 1

Verdades universais

Citando "Quatro Casamentos e um Funeral"

Charles: "Marriage is just a way of getting out of an embarrassing pause in conversation."

Gareth: "The definitive icebreaker."

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites