« Home | Is there anybody outhere? » | UÓÓÓÓÓÓÓ » | Lua distante » | Vento frio » | Iahuuu! » | As vozes da estação » | Pergunta farmacêutica_3 » | The Quantic Soul Orchestra » | Recordações » | Dwitza world »

Tentativa e erro

Às vezes me perguntam se eu não tenho planos e projetos para a minha vida. Mas não quero ter o meu futuro numa prancheta metálica, impecável e irrepreensível. Com medidas milimétricas sem direito a um mínimo erro. Não quero meu futuro com datas e prazos, com limites e metas. A coisa mais bacana desse filme tragicômico chamado vida é o erro e o acerto, aliás o método de tentativa-erro deve ser a primeira coisa que aprendemos quando somos crianças. Tentativa de olhar aquela formiga fora do berço. Erro/consequência: Cair de cabeça no chão. Tentativa de incendiar a sala com um isqueiro. Erro/consequência: Surra da mãe. Tentativa de beber detergente da louça. Erro/consequência: Surra da mãe e ir para o hospital e surra novamente. Tentativa de ficar com aquela menina. Erro/consequência: fora magistral. Podem ler novamente as duas últimas frases para ter uma noção da vida de um normal terráqueo adulto.
Mas para confirmar a minha teoria, digo que até Deus, vejam só, "O Cara", seguiu esse método no começo da sua, digamos, "carreira".
No capítulo do Gênese da Bíblia, está escrito o seguinte:

"No começo criou Deus o Céu e a Terra. A Terra era uniforme e inteiramente nua; as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus boiava sobre as águas. Ora, Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas(...)
Disse Deus ainda: Reunam-se num só lugar as águas que estão sob o céu e apareça o elemento árido. E assim se fez. Deus deu ao elemento árido o nome de terra e chamou mar a todas as águas reunidas. E viu que isso estava bem. Disse mais Produza a terra a erva verde que traz a semente e árvores frutíferas que dêem frutos cada um de uma espécie, e que contenham em si mesmas as suas sementes, para se reproduzirem na terra. E assim se fez. A terra então produziu a erva verde que trazia consigo a sua semente, conforme a espécie, e árvores frutíferas que continham em si mesmas suas sementes, cada uma de acordo com a sua espécie. E Deus viu que estava bom(...)
Também disse Deus: Produza a Terra animais vivos, cada um de sua espécie, os animais domésticos e os armais selvagens, em suas diferentes espécies. E assim se fez. Deus fez, pois, os animais selvagens da Terra em suas espécies, os animais domésticos e todos os répteis, cada um de sua espécie. E Deus viu que estava bom(...)"

Cortei algumas partes, mas garanto que a frase "Deus viu que isso e/ou aquilo era bom" aparece muitas vezes depois dele ter feito isso e/ou aquilo. Ou seja, o Cara não tinha planos de nada, ele se bobear estava sem nada pra fazer e se perguntou:
- E se eu, sei la, criasse o universo?

Mas como não tinha ninguém que pudesse responder pra Ele, a pergunta foi meio retórica mesmo.
Continuando. Ele estava lá, na sua sala, no seu escritório, e simplesmente começou a criar o mundo do nada. E as coisas começaram a ficar boas e Ele continuou, porque estava inspirado naquele dia. Se Deus, no meio da semana de criação tivesse um bloqueio criativo, teríamos um mundo sem animais, ou sem plantas e sem o ser humano. Aliás, é bem provável que os trilhões de planetas e galáxias do universo sejam obras de rascunhos inacabados do Criador. Se houvesse um texto que registrasse essas semi-criações talvez fossem:
-E Deus criou entao o calor infernal e as nuvens de gases tóxicos. Mas Deus viu que isso era mau.
Lixo. E assim foi criado Mercúrio.

Ou:
-E Deus criou o frio gélido e a escuridão eterna. Mas Deus viu que isso não era legal.
Lixo de novo. E assim foi criado Plutão.

Por isso defendo que devemos ir experimentando e errando, até acertar, exatamente como Deus. Ou quase. A única diferença é que Ele erra menos e cria coisas bacanas como o Universo e a Vida, etc e tal. Mas tirando isso é igualzinho. Experimentem.

Bem... alegorias mitologicas à parte, concordo. Vivendo e aprendendo.

Concordo. Mas gostaria de saber o q os Salmos ou o Evangelho Segundo Marcos ou Tiago tem a dizer sobre isso.

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites