« Home | Chuva » | Pedaço de mim » | Mais vida em você » | Sobre o referendo » | I want one! » | Primeira homenagem ao gênio » | Em primeiro lugar. Estou de volta. Forças ocultas,... » | Setembro » | Los Hermanos - parte 1 » | Ligação »

Taxas não incluídas no preço

Caros leitores, já foi o tempo em que para comprar uma dúzia de bananas por um certo preço bastava querer comprar as mesmas bananas por aquele preço. Hoje em dia, na era da globalização, do capitalismo, da concorrência e do 1,99R$, vende mais quem cobra menos, nem que para isso o vendedor seja obrigado a recorrer a certas artimanhas daquela coisa simples e abominável chamada marketing.
Não falo apenas de bananas ou abobrinhas, mas das agências de viagem. Sim, quem compra uma passagem de avião nos dias que correm, não compra apenas um pacote que inclui avião+hotel+alimentação. Na verdade, o conceito continua existindo, mas a parte da viagem que diz respeito ao avião é, no mínimo, caricata.
Dou como exemplo o anúncio: Londres = 5,99 euros.
Ok, é barato, afinal, eu gasto mais indo jantar fora, não é? Mas agora vamos somar porque a conta ainda não acabou. Aos 5,99 euros (atenção, não é 6!), acrescentamos a taxa de aeroporto; 35 euros, a taxa de emissão da passagem que é de 15 euros, a taxa de combustível de 20 euros. Ou seja, fico na dúvida se critico o preço da passagem - que de 5,99 só tem lembranças - ou se critico a cobrança de taxas para cada mínima coisinha da viagem, não incluída no preço inicial.
Será que se eu comprasse a passagem e nao pagasse a taxa de combustivel o avião caía no meio do caminho por falta de gasolina? E quando eu compro uma passagem de avião não é meio óbvio que o veículo voador tenha combustível? Não quero ser preciosista mas acho que das coisas que existem dentro do avião, a menos lógica para eu pagar separadamente é o combustível. Aliás, com as companhias aéreas low-cost, em que nada está incluído, seria uma melhor ideia cobrarem taxas de amendoins, ou de suco Tang.
Exemplo: Viagem para Londres: 50 euros (taxa de amendoim incluída, taxa do suco Tang: 3 euros).
Outra coisa: Taxa de aeroporto? Pago os olhos da cara por qualquer coisa comprada dentro do aeroporto e tenho que pagar taxas? Será que é para "ter a honra" de entrar no edifício? Para o voyeur-segurança-televisivo que fica vendo na tv-monitor quantas cuecas levo dentro da mala?

(Cenário em que um passageiro é barrado no detector de metais)
- Pode aguardar um minuto por favor?
- Qual é o problema? Alguma coisa errada com a minha bagagem?
- Sim..parece que há um pequeno problema que o nosso colega encontrou..
- Algo metálico?
- Não.. na verdade não foi isso..Ehm, o senhor vai ficar quantos dias fora?
- Cinco dias!
- Bem, o problema é exatamente esse..encontramos apenas três cuecas na sua mala. Como o senhor explica isso?

De qualquer forma, o meu único medo é que todos comecem a cobrar como as agências de viagem:
Cinema: ingresso 5 euros (taxa de energia elétrica para a projeção: 2 euros). Restaurante: Prato do dia - frango assado: 4 euros (taxa de gás para assar: 1 euro; taxa da ração da galinha: 0,50 centavos, taxa de vacina não incluída); Chocolate: 2 euros (taxa para esquentar a boia fria do boia fria que cortou a cana que virou açucar para fazer o chocolate: 0,10 centavos).
E só para terminar, vocês sabem que escrever aqui gasta energia elétrica no computador, né? Bem, dentro do espírito do meu texto e como vocês sabem que a energia é cara, queria pedir..

ahahahahahahahahah! deveras excelente! I
E quanto à contribuição financeira pela energia gasta pelo seu PC para escrever esse texto... bem, eu também consumi energia para ler E para postar esse comentario. Logo, você me deve a diferença. Vai passando ai!

pagar taxa pro combustível? aaaaa fala sério! tem taxa-piloto tb? afinal, se não tem, vai ter. [e se fosse no brasil já ia rolar uma "caixinha" e tal...]

e ó, quanto ao pagamento da sua conta de luz, coloca na conta do zé eheheh ou poste do seu trabalho ;)

bjs

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites