quinta-feira, junho 30

Argentina 86

Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil!!!!Eeeeeeeeeeeeeeeee!

Pronto. Não vou mais tocar no assunto do jogo entre o Brasil e a Argentina, pelo menos não na vertente futebolística, porque a imprensa esportiva já vai fazer isso muito melhor do que eu nos próximos dias. Foi um clássico em que venceu o melhor, que no caso é sempre o Brasil e ponto final.
Depois dessa minha análise profunda, cuidada e imparcial, quero falar sobre algo que me preocupa muito mais do que o time da Argentina. Vocês já repararam no cabelo dos jogadores argentinos? What the hell is that? De onde saíram aquelas pessoas? Parecem que foram congeladas no tempo nos anos 80 e acabaram de voltar diretamente para a seleção argentina!
Um tem o cabelo do Caniggia versão country, outro tem o cabelo de indio peruano depois da batalha perdida, o terceiro tem aquele capacete capilar que o Maradona usava na Copa de 86, um cabelo super bufante com franjinha...Meu Deus, de onde eles vieram? Será que foram abduzidos por ET's? Fico imaginando o que eles fizeram nos últimos 20 anos para não saberem dessas coisas básicas. Ainda bem que eu não vejo os jogadores argentinos fora do campo, porque se bobear eles usam camisas com golas gigantes e calças boca de sino..

domingo, junho 26

O que o tempo quer

Mais um dia,
mais um dia,
empurrado pela rotina
pressionado pela razão.

Acordava atrasado
para dizer amanhã
o que sentiu ontem

Quase não dormia
por esquecer de sentir
o que costumava dizer

Mais um dia
é menos um dia
para ser quem eu quero,
para fazer o que querem de mim.

sexta-feira, junho 24

E 500 anos depois, pouco - ou tudo - mudou

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Luís de Camões

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
diferentes em tudo da esperança;
do mal ficam as mágoas na lembrança,
e do bem – se algum houve – as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
que já coberto foi de neve fria,
e enfim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
outra mudança faz de mor espanto:
que não se muda já como soía.

quarta-feira, junho 22

Quase 40 anos depois

Crystal Ship - The Doors

Before you slip into unconsciousness
I'd like to have another kiss
Another flashing chance at bliss
Another kiss, another kiss

The days are bright and filled with pain
Enclose me in your gentle rain
The time you ran was too insane
We'll meet again, we'll meet again

Oh tell me where your freedom lies
The streets are fields that never die
Deliver me from reasons why
You'd rather cry, I'd rather fly
The crystal ship is being filled
A thousand girls, a thousand thrills
A million ways to spend your time
When we get back, I'll drop a line

segunda-feira, junho 20

Ler esse texto: 3 calorias

Não me venham com xurumelas. Emagrecer é muito fácil. E está ao alcance de qualquer um, basta querer, ou melhor, assim como morrer, basta estar vivo. Analisando uma tabela de gastos calóricos em atividades esportivas e não-esportivas pude chegar a várias conclusões que um dia ainda me levarão ao Prêmio Nobel de Medicina. Vejamos.
Não vou falar aqui das atividades esportivas, porque estas todos vocês já conhecem: "correr a 12km/h" por uma hora gasta 900 calorias, "andar de bicicleta ergométrica" pelo mesmo período gasta 250 calorias e "passear de bicicleta" gasta 300 calorias. Não me perguntem porque passear de bicicleta gasta mais 50 calorias. Deve ser quando colocamos e tiramos a bike do carro. Ou quando fugimos do ladrão para não ficarmos sem bicicleta. Das duas, uma.
Nas atividades não-esportivas, temos em primeiro lugar, "cortar lenha" com 1200 calorias, "subir escadas": 1100, "relação sexual": 700 calorias. Ou seja: uma mulher ninfomaníaca que seja lenhadora e more num sobrado tem grandes chances de se tornar uma modelo de sucesso, pelo menos no porte físico esquelético.
Continuando. "Dar aula", 220 calorias; "dançar lento, 220 calorias; "trabalhar em pé", 115 calorias. Por essa lógica, um professor de dança perde logo 555 calorias. Viva! Se levar uma aluna/aluno pra cama depois da aula ganha um bônus de 700 calorias, se brochar é penalizado com 700 calorias. É, realmente, na vida nada é de graça.
Amigos universitários! A vida de brejas e choppinhos já não vai mais ser preocupante para a barriga! "Jogar baralho" por uma hora gasta 105 calorias. Se for uma tarde de jogatina, pode ser uma ótima preparação física, desde que não seja um jogo regado à cerveja.
Para terminar, as minhas preferidas. Na base da tabela estão as atividades que menos consomem energia. "Comer", 105 calorias (sim, comer também emagrece!); "descansar sentado", 100 calorias; descansar deitado, 77 calorias; "dormir", 65 calorias. Trocando em miúdos: Basta comer, descansar no sofá por uma hora, ficar deitado por mais 60 minutos e tirar uma soneca de uma hora, que perdemos logo 347 calorias. Em outras palavras, não fazer nada emagrece mais do que dar aula. Isso deve explicar o baixo nível do ensino atual.
Portanto, se eu dormir 8 horas, acabei de gastar 520 calorias, sem falar nos 77 por hora de "descansar deitado", o que somaria mais 615 calorias aos 520, totalizando 1135 calorias.
Caros amigos, não preciso mais explicar nada. Eu, dormindo por 8 horas, gasto tanta energia quanto um lenhador numa hora.
Se o lenhador trabalhar e depois for dormir, vai gastar 2335 calorias, o que explica a ausência de lenhadores gordos no mundo. É uma teoria pra ser defendida numa próxima oportunidade.

domingo, junho 19

Presença

A porta ainda abre, mas não do mesmo jeito. A voz sai, mas não com a mesma força. O toque já não existe. Onde antes havia alguém, agora habita a saudade. Certas palavras são ditas em sonho, mas quando acorda, elas desaparecem ao mesmo tempo que a consciência retoma o controle do seu ser.
Aquele sorriso está lá, sentado na poltrona, lendo o jornal. As perguntas, as dicas e as histórias sobrevoam o ambiente, sem dono e sem rumo, a espera de um alvo. Tudo isso é visível, mesmo na ausência e, às vezes, a presença dói mais do que a separação. A saudade o acompanha de formas diversas e se torna perceptível nas noites em que passeia pela casa em busca de multidões inexistentes.

sexta-feira, junho 17

O cara sabe do que fala


Mundinho Animal, by Arnaldo Branco

quarta-feira, junho 15

Recomendação do dia!


Não posso deixar de comentar e recomendar o livro das três inseparáveis e fantásticas Garotas que Dizem Ni. Clarissa, Flávia e Viviana, três colegas jornalistas que conquistaram espaços reais e virtuais com o seu talento. E agora pretendem conquistar o mundo! Muhahahahaha!
Ok, talvez ainda não o mundo, mas em breve elas darão outros vôos.
Mas para mim e para todos os seus fãs, elas são apenas Clara McFly, Flá Wonka e Vivi Griswold, trazendo todo o imaginário dos anos 80 de volta.

terça-feira, junho 14

Três estrofes de tristeza

A criatividade é um transe,
é uma trama de ideias,
uma colcha de retalhos
entrelaçados por paixão.

Troco de tema,
troço da rima
e tremo sem pena
de ser uma fraude.

Penso na sorte,
solto as amarras
e acabo no azar.

segunda-feira, junho 13

Anjos e deuses

Dormir com os anjos. Sonhar com os anjos. Ficar com os anjos. Mas será que os anjos não tem nada melhor pra fazer do que ficar como acompanhante de seres humanos? Sei la, eu se tivesse um par de asas acho que arranjava coisa melhor pra fazer do que ficar o dia inteiro ao lado de um cara chato como eu. Arranjava uma placa que dissesse "Volto já" e ia dar um rolê, ir à praia, tomar uma água de coco, uma breja, depois nos encontraríamos no final do dia.
Mas aí são outros quinhentos. Sonhar com os anjos. Será que alguém alguma vez já sonhou com anjos? A vida inteira ouço a história de sonhar com as criaturas, mas até hoje o único ser com asas que deve ter aparecido nos meus sonhos acho que foi uma pomba ou uma gaivota, agora não sei direito. Aliás outro dia até sonhei que estava trabalhando e, nessa hora, não veio nenhum anjo para me salvar. E eu bem que precisava!
Agora isso de dormir com os anjos nunca aconteceu. Primeiro porque eles não têm sexo e eu não quero confusões dentro do meu quarto, segundo que na minha cama não cabe muita gente, principalmente quando dizem "Durma com Deus e o anjo da guarda!" E eu so digo: "eeeeeeeeeepa!" Ta começando a ficar muita gente na minha cama, se bobear, um deles vai ter que dormir no chão ou na sala, sei lá. O sofá é confortável e Deus e o anjo podiam tirar par ou ímpar para ver quem ficaria na cama e quem ficaria no sofá. Mas como Deus é onipotente, acho que Ele ganharia sempre. Paciência, a sala tem televisão a cabo.

domingo, junho 12

If You're gone - Matchbox 20

I think I’ve already lost you
I think you’re already gone
I think I’m finally scared now
You think I’m weak - but I think you’re wrong
I think you’re already leaving
Feels like your hand is on the door
I thought this place was an empire
But now I’m relaxed - I can’t be sure

I think you’re so mean - I think we should try
I think I could need - this in my life
I think I’m just scared - I think too much
I know this is wrong it’s a problem I’m dealing

If you’re gone - maybe it’s time to go home
There’s an awful lot of breathing room
But I can hardly move
If you’re gone - baby you need to come home
Cuz there’s a little bit of something me
In everything in you

I bet you’re hard to get over
I bet the room just won’t shine
I bet my hands I can stay here
I bet you need - more than you mind

I think you’re so mean - I think we should try
I think I could need - this in my life
I think I’m just scared - that I know too much
I can’t relate and that’s a problem I’m feeling

If you’re gone - maybe it’s time to go home
There’s an awful lot of breathing room
But I can hardly move
If you’re gone - baby you need to come home
Cuz there’s a little bit of something me
In everything in you

I think you’re so mean - I think we should try
I think I could need - this in my life
I think I’m just scared - do I talk too much
I know this is wrong it’s a problem I’m dealing

If you’re gone - maybe it’s time to go home
There’s an awful lot of breathing room
But I can hardly move
If you’re gone - baby you need to come home
Cuz there’s a little bit of something me
In everything in you

quinta-feira, junho 9

Caminhada de verão

Gostava do cheiro da noite de verão. Do aroma de terra molhada, mesmo quando só havia o sol para secá-la. Tinha uma mania que adorava, mas que procurava evitar: sair de madrugada e dar uma volta no quarteirão. Sabia que era perigoso, que podia ser assaltado, sequestrado, morto, ou as três coisas juntas. Hoje era um desses dias em que desejava arejar a cabeça, a pele e o coração. Simplesmente levantar da cadeira, calçar uns sapatos velhos e rasgar pela noite sem documentos nem destino.
A noite, sua amiga, não pede identificação, apenas quer companhia, alguém que caminhe com ela, de mãos dadas e sem apresentações, apenas pelo prazer da cumplicidade. O silêncio com que a noite partilha a sua presença é quase sagrado, mesmo quando os carros, os tiros e a polícia insistem em invadir o passeio de verão.
Respirou fundo ao mesmo ritmo dos primeiros passos na calçada rachada. Não era uma caminhada esportiva, mas sim uma caminhada de amantes. Sim, era casado com o dia e com o seu trabalho, mas a noite era a sua amante secreta, aquela que não lhe pedia satisfação nem cobrava a presença.
Uma vez tentara caminhar sem destino, fugindo da tradicional volta no quarteirão e da rotina do dia-a-dia, mas quando deu por si, sem saber como nem porquê, já estava na porta de casa novamente, como se, inconscientemente, a sua fuga o levasse para a própria razão de ter saído de casa. Talvez a noite, assim como uma amante, o quisesse apenas para uma volta.
A sua respiração era mais lenta do que os seus passos, apesar de estar andando depressa. O ar esverdeado pelo cheiro de grama cortada entrava nos seus pulmões calmamente e saía cinza e pesado como a sua alma. Como poderia dar cor à sua existência?
Sem pensar em nada, mas ao mesmo tempo com todas as ideias do mundo iluminando a sua cabeça, tinha chegado na porta do apartamento novamente. Como se admirasse um altar, levantou o olhar para a janela do seu quarto, com a luz ainda acesa, e sorriu. Um sorriso irônico, talvez até enigmático. Respirou todo o ar de uma só vez e continuou a caminhada. Hoje, daria duas voltas no quarteirão.

quarta-feira, junho 8

Masturbação

Trecho da série inglesa "Coupling", quando Steve está num dos cubículos de uma clínica de Fertilização Artificial junto com a sua namorada, Susan.

Steve: [about the Fertility Clinic's cubicle] It's this place. It's too wholesome. Look, it's wrong for masturbation. Masturbation is supposed to be a bad thing. It's a stealth activity. You do it on your own, in secret, and you lie about it afterwards. You feel guilt! It's one of the last forms of entirely safe guilt left available to a man. I mean, look at this place! Look what the mad fools have done: it's an office suite for masturbation. There's a "receptionist". There are no receptionists in masturbation. Do you realize what I'm supposed to do here? Do you understand the insanity of it? I am being asked to masturbate in a "good cause". No. Susan, I implore you. I implore all women everywhere on behalf of all men. Do not take the wrongness of masturbation from us.

segunda-feira, junho 6

Gostinho estranho esse..

Sou um apreciador da gastronomia mundial. Gosto de pratos exóticos e de experimentar novos sabores. Mas numa das minhas muitas navegações úteis que acabam em sites inúteis, fiquei curioso para saber qual é a origem do gosto de quero mais. No Google, vejo milhões de páginas sobre o gosto de quero mais, todo mundo fica com esse gosto, mas ninguém explica como é. Existe o gosto de não quero mais? O gosto de quero mais deixa mau-hálito? Qual vinho combina melhor com o gosto de quero mais? Em que restaurantes podemos ficar com o melhor gostinho de quero mais? Bala de menta é bom para resolver o gosto de quero mais? São dúvidas que não são só minhas, mas acompanham muitas pessoas conhecidas que não dormem há meses em busca de um significado para essa expressão e para o sentido da vida, mas sobre esse último já desistiram.
Aproveito aqui os milhares e milhares de leitores que acompanham as parcas linhas deste blog para darem a sua opinião sobre o gosto de quero mais. O que podemos fazer para acalmar as mães deste país, preocupadas com os filhos abandonados nas ruas, sozinhos com gosto de quero mais?Cliquem aí embaixo e participem na campanha de esclarecimento. Obrigado.

domingo, junho 5


Os Skrotinhos, by Angeli

sexta-feira, junho 3

Existência cromática

Sobreviveu a muitas coisas, mas sentia que desta vez poderia não conseguir ultrapassar aquela fase. Estava sem emprego, sem amor e sem rumo, numa estrada não-sinalizada, apenas com um semáforo vermelho à sua frente. A cada dia que passava, obervava que os tempos de vermelho daquele sinal eram mais longos. Mesmo quando sua vida estava parada no meio de um engarrafamento, entre carros e pessoas xingando-se mutuamente, sentia-se sozinho e mergulhado dentro do silêncio de uma vivência sofrida. Já ouvira falar que os road movies eram uma metáfora da vida, mas nunca imaginou que a sua própria vida fosse um verdadeiro filme de aventuras numa estrada desconexa.
Quando perdeu o emprego, no começo de tudo, acordou sozinho numa manhã de sol. Ela havia ido embora e ele se sentiu desorientado. A caminhada tornou-se mais difícil mas nem por isso mais impossível, pensava ele. Mas com o passar dos dias e das mesmas manhãs de sol, vieram as noites de chuva. E todos sabemos como nos sentimos nas noites de chuva. Os trovões e relâmpagos iluminavam a parte solitária da sua existência, mas não o suficiente para o guiar para fora daquele mundo viciado e vencido.
Em mais uma manhã de sol molhado pela noite de chuva, acordou e olhou pela luz que entrava pela cortina do seu quarto. Era laranja. Era azulado. Com alguma sorte e um pouco de esforço até poderia fantasiar que era um verde. O verde para seguir em frente com a sua existência. Possivelmente significava um avanço curto, um arranque para o desconhecido. Não hesitou. Curvando o corpo para o lado, levantou-se da cama e se dirigiu à moldura da janela. Olhou para o céu azul e imaginou que a sua fuga poderia ser para cima. Não para o vermelho proibido ou para o verde tentador, mas para o azul da incerteza. Talvez lá de cima as noites de chuva pareçam mais belas.

quinta-feira, junho 2

Receita para ser feliz

Deito no chão.
Fecho os olhos.
e, de repente,
o mundo é meu.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites