« Home | Os arquiduques escoceses » | Good Morning, Vietnan » | Tudo poderia ser diferente » | Conhecer » | Citações musicais » | Observações submarinas » | Nota informativa » | Citações escritas » | Eu » | Correntes »

Um dia diferente dos outros

Pensei muito antes de escrever sobre a morte do papa, mas seria impossível passar por esse dia e nem tocar no assunto. Jornalisticamente falando, o título da Folha Online de hoje: "Morre Karol Wojtyla, o papa João Paulo II" me fez reler e repensar o ocorrido várias vezes. Não é todos os dias que lemos algo tão marcante. Quando era criança, via aquele homem, vestido de branco, beijando o chão depois de sair do avião e logo depois falando todas as línguas do mundo. Nada de santo padre, nem de líder da Igreja. O papa, para mim, era o cara que beijava o chão e falava português. Minhas ideias sobre religião e sobre a Igreja Católica não têm a ver com esse texto. Apenas o sentimento de perda por alguem que nunca vi, mas reconheço o poder de unir o mundo. Se não foi em vida, foi na morte.
Sem mudar muito de assunto, hoje ouvi no rádio a história de um primo do papa que mora no Brasil. Com um misto de nome de família e nome papal, João Wojtyla mora no Rio Grande do Sul e é filho da irmã da mãe de Karol. Tem um ano a menos do que o papa e ainda se lembra com orgulho quando viu o primo pela primeira e única vez. Por dois minutos. Foi quando o papa esteve em Porto Alegre pela primeira vez. Depois disso, João chegou a escrever para o primo em Roma e teve uma resposta, dizendo que estava muito feliz por receber uma carta do primo brasileiro. Na segunda visita, não conseguiu se aproximar do papa por motivos de segurança. Hoje, João Wojtila está muito debilitado e não vai ao enterro do primo. Mas o orgulho está sempre com ele, mesmo com a distância de uma vida.

Eu vi o papa aqui em Porto Alegre, quando eu tinha 12 anos. Aos meus olhos de criança, enxergava nele uma figura, meio irreal, meio fantástica. E ele era, de fato, mítico.

Nunca concordei muito com a igreja católica e as políticas religiosas do Vaticano, mas me comoveu assistir ao sofrimento do meu xará polonês, Karol Wojtyla. Sem dúvida, um ser humano de valor, um homem poderoso, corajoso até o fim, que beijava o chão e falava português bem melhor do que eu.

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites