« Home | Livros » | Inutilidades » | Coltrane » | Sobre Maya Angelou » | Do mestre Ben Harper (com letra de Maya Angelou) » | Texto mais importante do blog »

Liberdades

Outro dia ouvi o Nelson Mota falando que passou praticamente toda a sua juventude sob o regime militar brasileiro. Parei para pensar na ideia de que toda a geração dos meus pais, que hoje tem entre 50 e 60 anos, viveu o auge da criatividade, da rebeldia, da vontade de mudar e de criar num regime de opressão. Dos 20 aos 40 anos, eles foram influenciados - alguns mais, outros menos - por uma maneira de pensar, agir e viver que não é a que temos hoje em dia, graças a Deus. É claro que atualmente temos problemas diferentes, mas é interessante analisar tanta coisa que essa geração fez por nós, e por eles próprios. Ortega y Gasset disse a famosa frase "eu sou eu mais as minhas circunstâncias" e isso me deixa pensando no que a minha geração, que cresce e vive na democracia, está fazendo. Não sei se vai ser pior ou melhor, mas com certeza vai ser diferente.

Ainda enfrentamos algumas ditaduras, como a cultural e a corporativa. Aparentemente amenas, mas tão cruéis quanto qualquer outra. "Democracia" é um conceito genial. Dá a entender que está tudo bem, que somos livres, que temos algum arbítrio. Mas a coisa não é assim. Felizmente aqueles de espírito altruísta, que possuem olhos para enxergar a verdade por trás destes conceitos que traduzem falsamente a realidade social, continuarão fazendo a diferença.

Postar um comentário
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Prosaico 20mg. Make your own badge here.
RSS
Add to Technorati Favorites